MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

quinta-feira, 29 de abril de 2010

... E no país, tudo as mil maravilhas?

Você já assistiu ao filme Alice no País das Maravilhas?

História clássica, todo mundo conhece, pelo menos, alguns personagens. Pois, parece que a política de nossa cidade anda se inspirando no surrealismo do cinema.

O prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, anunciou pela imprensa que, pelo segundo ano consecutivo, o funcionalismo público municipal ficará sem receber o reajuste anual. A notícia até parece um coelho usando terno: inacreditável!

Anunciando, antecipadamente, o quê pretende não fazer, o prefeito espera que os servidores façam, sobre o assunto, o mesmo que ele: nada. E, já que foram avisados sobre as medidas que a prefeitura pretende não tomar, os funcionários da prefeitura deverão, cordialmente, esperar sentados por coisa nenhuma. Só o Chapeleiro Maluco para entender esse raciocínio!

Será que o prefeito e os vereadores, não entendem que os preços dos alimentos, dos transportes e da água, luz e telefone sobem? Será que eles querem melhorar a administração da cidade dilapidando o servidor público? Não percebem que assim afastam os bons servidores e pioram o atendimento à população? Será que eles acham que o salário do servidor é bom, que não precisa ser reajustado? Só se eles vivem no País das Maravilhas!

Alguns servidores já anunciaram sua insatisfação publicamente. Ano passado, por exemplo, alguns professores foram à rua manifestar sua indignação e exigir a implementação do Plano de Cargos e Carreiras, conforme está estabelecido em lei. Colocaram as cartas na mesa, falaram com o chefe de gabinete Wilson Franca. Mas,... francamente, hein!?

No entanto, o prefeito e os vereadores parecem não terem entendido. Não entenderam que se pode fazer política sem partido, e até sem sindicato. Não entenderam que pode-se fazer política sem ser político profissional. Não entenderam que nós assumimos nossa cidadania. E exigimos que vocês trabalhem por nós, para nós e não para atender seus interesses pessoais com ética duvidosa.

Talvez entendam com votos, ou melhor, quando não tiverem mais voto. Isso mesmo, esse ano tem eleição, viu seu Leandro Sampaio – não adianta fingir que não é com você, o atual prefeito foi eleito e governa com seu apoio. O mesmo se aplica ao presidente da câmara de vereadores – Bernardo Rossi. Que vive dizendo ser amigo dos estudantes, mas não presta serviços a educação.

Qual de vocês vai arcar com os custos políticos e sociais, se amanhã os servidores resolverem fazer uma paralização? Talvez isso ocorra a partir do dia 01 de Agosto, quando os servidores perceberem, nas contas bancárias, que foram lesados novamente.

A Alice dessa história é o nosso servidor público municipal. Mas, por onde ela anda? Será que tomou a poção do encolhimento? Não era o momento de agigantar-se? Provavelmente, está na hora da Alice parar de achar que está sonhando e encarar a realidade e se responsabilizar pelas escolhas que faz. Se sua escolha é permanecer sonhando, com um País Maravilhoso, pois bem, aceite as condições que lhe são impostas – que serão cada vez piores. Mas, ao contrário se você pretender interferir na sua própria vida e ser sua própria solução, junte-se aos incomodados e vamos construir uma realidade mais digna.

Tome sua decisão!

Tic-Tac, Tic-tac, o relógio está correndo.