MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Aos servidores estaduais: Campanha salarial 2011

Atenção Servidor Estadual:

Está na hora de pararmos de aceitar as propostas esquizofrênicas desse "Governadorzinho", baixando a cabeça.

Nós, os educadores de verdade, sabemos que esse "Sistema de Metas", imposto pelo Estado, significa muito trabalho para os servidores e nenhuma melhoria real na educação. Governos anteriores implantaram sistemas semelhantes (Nova Escola), e o resultado é o atual - penúltimo IDEB do Brasil.

O quê o governo precisa é valorizar os profissionais da educação com Salários Dignos e não com promessas de abonos/salários extras, que podem ser cancelados ou reduzidos a qualquer tempo e que, você servidor, quando se aposentar, não irá receber.

Chega de Vale Isso, Vale Aquilo, Nova Esmola e da Política de Abonos (já consagrada ao fracasso).

  Depois de oito anos sem reajuste, queremos a reposição das perdas salariais já.


Prefeito publica o prazo para a implementação do PCCS

PORTARIA Nº 1.425 de 14 de abril de 2011
O Prefeito do Município de Petrópolis, usando de suas atribuições legais, e

CONSIDERANDO que na história de Petrópolis jamais houve a implantação de um Plano de Cargos, Carreira e Salários para os servidores da Educação;

CONSIDERANDO a necessidade de estudos de viabilidade que possibilitem a implantação de uma política permanente de recursos humanos, valorize os servidores e corrija as distorções acumuladas pela ausência de uma política de governo;

CONSIDERANDO que Sindicatos de Classe já entregaram as suas propostas para o Poder Público Municipal, através de processo democrático de diálogo ocorrido com a Secretaria de Educação, amplamente divulgado pelos meios de comunicação;

CONSIDERANDO que uma das metas do Plano Nacional de Educação é a implementação dos Planos de Carreira nos municípios brasileiros e o Plano Municipal de Educação de Petrópolis prioriza essa meta;

CONSIDERANDO o compromisso da atual gestão em promover a melhoria da qualidade da educação através da valorização dos seus profissionais,

R E S O L V E
Art. 1º – Criar o Grupo de Trabalho Intersetorial composto pelos seguintes membros:

Denilze de Oliveira, Alexandre Aragão Alves, Aaron Sampaio Saraiva de Oliveira, Lara da Cunha Rios, Fernanda da Silva Carvalho Rosa, Willians Alberto Campos Rocha, Helio Volgari Braga, Claudinei Portugal, Sheila Guimarães Frederico de Souza, André Gustavo Cunha Rocha e Roberto Rizzo Branco.

Art 2º – Caberá a este Grupo de Trabalho:
I – Analisar detalhadamente as implicações jurídicas, financeiras e administrativas da proposta a ser apreciada pelo Chefe do Executivo e posterior envio
para o Poder Legislativo.
II – Apresentar minuta do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da Educação para apreciação do Chefe do Executivo e posterior envio para o Poder Legislativo.
Art. 3 º – O Grupo de Trabalho terá, para a conclusão de seus trabalhos, o prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da data de publicação da presente.

Gabinete do Prefeito de Petrópolis, em 14 de abril de 2011.

PAULO MUSTRANGI
Prefeito
Fonte: Diário Oficial

Ex-aluno agride vice-diretor em escola de Porto Alegre

Homem estaria procurando uma estudante de 14 anos para matá-la, sob influência da mãe. Ele teria dito que voltará ao local.


Um homem de 24 anos foi preso após invadir a Escola Estadual Fernando Gomes, no bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre, e agredir o vice-diretor na terça-feira, dia 19.
Conforme a mãe de um estudante, que preferiu não se identificar, ele subiu as escadas, ligou para a mãe do seu celular e perguntou se era o local certo. Com a afirmativa, o jovem, que é ex-aluno da instituição, invadiu uma sala de aula onde estudam cerca de 30 alunos com idades entre 11 e 12 anos.
De acordo com testemunhas, ele tentou agredir um professor e quebrou classes e outros objetos. Quando saiu da sala de aula, o vice-diretor, Cláudio Humberto do Nascimento, tentou detê-lo e foi agredido com um soco. O homem, que tem antecedentes criminais por furto, roubo, tráfico e já esteve foragido, quebrou a porta de vidro da escola e fugiu.
Ele foi detido pelo pai de um estudante e preso pela Brigada Militar. Ao ser levado à delegacia, pagou fiança de R$ 500 e foi liberado. Testemunhas disseram que, na hora que estava sendo preso, falou que voltaria para terminar o que começou. Investigações dão conta de que ele agia por influência da mãe, que o mandou até a escola para falar com uma adolescente de 14 anos. Segundo a mãe do aluno que testemunhou a invasão da escola, a intenção do agressor era matar a estudante.
A ocorrência foi registrada como dano qualificado na Delegacia de Pronto Atendimento. A delegada Greice Vieira Ramos entendeu que o crime era afiançável.
SEGURANÇA – Na manhã desta quarta-feira, 20, as aulas foram mantidas, mas dois policiais militares foram encaminhados para fazer a segurança na escola. A diretora, Berenice Corsetti, afirma que o policiamento continuará nos próximos dias. Ela solicitou auxílio da 1ª Coordenadoria Regional de Educação para evitar que o ensino seja prejudicado no local.
Berenice pediu ajuda psicológica para alunos e professores. “Já entrei em contato com a Secretaria de Educação, falei com a assistente da secretária, que nos orientou a fazer o relato. Estamos pedindo para que os professores conversem com as crianças e orientem a hora da saída.”



Informações de Correio do Povo
http://novohamburgo.org/site/noticias/pelo-estado/2011/04/20/ex-aluno-agride-vice-diretor-em-escola-de-porto-alegre/