MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sepe entrega PCCS com alterações a secretário e vereadores












     Profissionais de Educação promoveram um ato público ontem para entregar ao secretário  municipal de Educação, Willian Campos, uma cópia do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), com as modificações propostas durante a assembléia da categoria na semana passada. Realizada na noite de sexta-feira, a assembléia teve a presença de mais de 300 profissionais da área. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) explica que o PCCS vem sendo discutido desde o ano passado e que a expectativa é de que ele seja votado na Câmara de Vereadores no mês que vem. O documento foi entregue ao secretário no fim da tarde de ontem.
     “O PCCS vem sendo desenvolvido em conjunto pela comissão do Sepe e pela Secretaria de Educação, desde o mês passado. O resultado desse trabalho foi apresentado à categoria na semana passada e algumas modificações foram propostas, entre elas: as horas de planejamento para docentes, que não estava no plano; a elaboração de planejamento pedagógico dentro da carga horária; e a regência de classe, de 20% para 30%. Hoje estamos fazendo a entrega oficial do PCCS. Ele será avaliado pelo município e depois voltará a ser discutido pela comissão. É possível ainda que outras modificações sejam feitas. Estamos trabalhando para que ele seja votado pelos  vereadores em março”, explica a diretora do Sepe, Rose Silveira.
     Segundo a diretora do sindicato a categoria não abre mão de pelo menos quatro itens  imprescindíveis no PCCS: a carga horária de 30 horas para funções administrativas; os enquadramentos por formação para todos os profissionais da área, e por tempo de serviço, com remunerações diferenciadas; e a gestão democrática das escolas, que possibilita, por exemplo, a eleição de diretores.  “Esses itens são inegociáveis.
A categoria não vai abrir mão deles, por isso estamos entregando hoje (ontem) também um ofício na Câmara, para que os vereadores saibam desde já que a categoria não abre mão desses itens de jeito nenhum. Fomos recebidos pelo presidente da Câmara Paulo Igor e pelos vereadores Samir Yarak e Silmar Fortes. Entregamos a eles o ofício e ficou combinado que faremos uma reunião com os vereadores para apresentar as nossas reivindicações”, afirma Rose Silveira. 
     Durante a assembléia realizada na sexta-feira, a categoria aprovou também uma moção de repúdio ao Sindicato dos Servidores Municipais. “Os servidores rechaçaram a posição do Sisep de querer agora interferir nas negociações”, disse, naquele dia, a coordenadora geral do Sepe-RJ, Vera Nepomuceno.
 
Sex, 25 de Fevereiro de 2011 12:00
JAQUELINE RIBEIRO
Redação Tribuna