MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Quem tem amigo tem tudo!


A Liga dos Servidores não tem amigos importantes, mas temos amigos que tem amigos importantes.  E quem tem amigos dos amigos, tem tudo!

Uma de nossas amigas, que diz pra todo mundo que é amiga do prefeito, teve um encontro casual com ele dias atras.  Perguntado sobre a situação dos grevistas, Mustrangi respondeu a ela que só não resolveu esse problema ainda, porque a secretária de educação é muito intransigente.  Nossa amiga disse, também, que foi sondada pelo prefeito para o cargo.

Mas, os membros da "Liga" estão intrigados:

Quem será mais estúpido? O prefeito, que pretende fazer todo mundo pensar que a secretária manda mais na prefeitura do que ele; ou a nossa amiga, que acreditou nele?

Companheiros, uni-vos !


Marx e Engels disseram isso há muito tempo para conclamar os trabalhadores à luta, ainda no século XIX. Apesar de alguns dizerem atualmente que a História acabou, que esse negócio de esquerda e direita não existe mais e de nossa discordância radical quanto a estas posições, mas não querendo polemizar, só queremos lembrar a todos que o que não acabou e nunca vai acabar é a necessidade do trabalhador lutar por seus direitos e por uma remuneração justa pela venda de sua força de trabalho.
Portanto, gostaríamos de relembrar ao companheiro Paulo Mustrangi, trabalhador do setor privado, que acreditamos esteja, pela primeira vez, sendo responsável pela remuneração de servidores públicos, que faça um pequeno esforço de memória para lembrar como se sentia quando reivindicava reajuste salarial nas muitas campanhas salariais dos bancários que participou. Tenho certeza que apesar do seu cansaço e das graves dificuldades que está tendo junto a seus secretários e assessores de gerir a cidade de forma adequada, estas lembranças ainda estão presentes. Quais eram mesmo os sentimentos, sr. Prefeito e secretários sindicalistas e assalariados como nós em priscas eras? Indignação, humilhação, raiva, vergonha, impotência etc. etc. etc., lembram?
Nossa reivindicação é justíssima, só queremos, pelo menos, o reajuste pelo percentual da inflação acumulada de julho de 2008 a julho de 2010, ou seja, pelo menos 10% e a incorporação dos famigerados abonos. É pedir muito? Claro que não, é o mínimo que qualquer trabalhador merece para conseguir dar o mínimo de dignidade a sua família.
Será que vocês esqueceram o que isso significa? A “mosca azul” foi tão rápida assim? Vocês já se esqueceram de como é ser mortal, não estar acima do bem e do mal? Esqueceram das propostas de seu partido: gestão democrática, orçamento participativo, decisão coletiva, transparência nas contas públicas ?!?!?! Acordem enquanto é tempo!!!!
Tome a frente, sr. Prefeito, mostre seu compromisso com os servidores municipais para que continuem prestando com qualidade o serviço à população que o elegeu. Será que isso também está sendo esquecido, que o sr., seus secretários e assessores foram eleitos pelo voto popular e são remunerados com os recursos financeiros provenientes de impostos pagos pela população, por nós, para que vocês governem com decência essa cidade? Ou será que pensam que estão no poder porquê e para quê?
Até o Senado Federal teve seu PCCS aprovado essa semana, gerando reajuste médio de 9% nos salários dos servidores e dos cargos comissionados. E o sr. há de convir que eles têm reajustes salariais anuais, nem merecem tanto quanto nós, nem ganham tão mal quanto nós, concorda?
Dizer, falar e repetir incontáveis vezes que a prefeitura não tem dinheiro, que o governo anterior deixou dívida, blá, blá, blá, blá, não convence mais ninguém. Sabe porque, sr. prefeito e secretários, porque esta história nós conhecemos muito bem. Nós sabemos muito bem o que é não ter dinheiro e ter que nos virarmos para cumprir compromissos vitais e inadiáveis.
Vocês querem a receita? Façam empréstimos para cumprir o compromisso conosco!!!
Ou como vocês acham que fazemos para conseguir sobreviver?
Vivemos a base de empréstimos consignados, CDC, penhor e até dinheiro de agiota no desespero.
Então, arregacem as mangas e vão à luta!
Atenção, sr. secretário de Fazenda, o dinheiro público não é seu, é do povo. É preciso competência para geri-lo, não é só fazer poupancinha não. Quem sabe uma assessoria do Henrique Meirelles ajudasse? Descubram os empréstimos disponíveis no governo estadual, federal, internacional etc, para que possam fazer o principal investimento na administração eficiente de nossa cidade – a remuneração digna de quem trabalha para a população que permitiu que vocês estivessem no poder.            
                                                        Servidores municipais em estado de greve 

Boletim Movimento Unificado dos Servidores Municipais – dia 11 de junho de 2010

A luta continua firme, os servidores estão dispostos, e mesmo debaixo de chuva tivemos uma assembléia lotada nesta sexta-feira dia 11/6 em frente à Câmara Municipal.

Nesta Assembléia foi passado o informe do encontro da comissão de negociação dos servidores com Governo ocorrido hoje pela manhã, nossos representantes entregaram ao Governo nossa contra proposta que é: ninguém com salário abaixo do mínimo, a partir daí 15% de reajuste para todos, incorporação de dois abonos e calendário para implantação do Plano de Cargos e Salários com participação dos servidores.

O Governo disse que a princípio não poderia atender, mas que iria fazer uma contraproposta em nova reunião dia 16 de junho às 16 h na Prefeitura.

Na ASSEMBLÈIA de hoje (debaixo de uma chuva torrencial e com muita gente da saúde, da educação e de outros setores) ficou decidido que nos manteremos na LUTA com o seguinte calendário:

- Dia 12 de junho de 2010 sábado – A saúde realizará a campanha de vacinação, mas estará esclarecendo a população que a prefeitura ainda não atendeu as justas reivindicações dos servidores públicos, todos deverão ir VESTIDOS de PRETO em SINAL de LUTO e protesto ao descaso que tem tratado os que cuidam das políticas públicas de Petrópolis, aproveitar e convidar para.

- DIA 14 de junho SEGUNDA RX da SAÚDEdas 15 h às 18 h LOCAL: na Praça Dom Pedro. A idéia é que os moradores de Petrópolis em Praça Pública falem, opinem, contem como é o seu atendimento e de sua família na saúde, relatem as dificuldades, apresentem sugestões.... Queremos que a sociedade discuta a política pública para a Saúde, as suas verbas e contratos. Deste Ato sairá um relatório e cada depoimento, cada situação levantada será levada a SECRETÁRIA de SAÚDE e ao Prefeito. 

- DIA 16 de junho QUARTA “PARALISAÇÂO de ADVERTÊNCIA de TODOS os SERVIDORES“ com concentração às 15 h na Praça da INCONFIDÊNCIA com passeata.

Aguardaremos com muita disposição e mobilização a contra proposta do Governo e decidir se aceitamos ou se ampliaremos ainda mais o movimento com as formas de luta possível que o trabalhador tem para suas conquistas.

Aproveitamos para informar que Ester Mendonça continua firme na luta, não tem estado nas manifestações por restrição médica, pneumonia.

Cabe esclarecer que apenas os e-mails coletivosindical@gmail.com e o sepepetropolis@gmail.com estão autorizados a falar em nome do comando de greve.

MOBILIZAR LUTAR MOBILIZAR LUTAR MOBILIZAR LUTAR - VENCER
COMANDO do MOVIMENTO UNIFICADO dos SERVIDORES MUNICIPAIS