MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Diretores e professores da rede prestigiam a posse do novo Secretário de Educação

Profissionais da rede municipal de ensino, entre eles diretoras de escolas, diretoras adjuntas e professores, lotaram na manhã de hoje (13) o Theatro Dom Pedro, para acompanhar a solenidade de posse do novo secretário de Educação, professor William Campos. O evento, presidido pelo prefeito Paulo Mustrangi serviu também como primeira reunião de trabalho entre William Campos e os profissionais da área de educação do município.

“ A educação não precisa de mágica. Educação precisa de união, comprometimento do profissional que lida com todos as crianças e jovens deste país”, disse Willian Campos, que ali mesmo durante a solenidade fez questão de passar para todos os professores o número de seu celular. “ Faço questão de manter o contato direto com as diretoras de escolas e professores. Coloco aqui meu celular à disposição de vocês para que este diálogo seja sempre direto, sem intermediações. A partir de agora, o diretor de escola ou professor que disser por aí que não consegue ter acesso ao secretário para resolver seus problemas certamente estará mentindo”, completou.

Durante quase uma hora de conversa com os profissionais da educação do município, o novo secretário tocou em alguns pontos importantes para o setor, como a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. “ Vamos lutar por uma política salarial progressiva e descente para todos os profissionais. Mas, quero deixar claro que também vou cobrar qualidade e dedicação de todos os diretores e professores. Já neste final de ano vocês todos terão uma surpresa. Não vou antecipar aqui para deixar vocês curiosos. Professor é um bicho curioso mesmo! Mas vamos fazer o que muitos governos não fizeram antes”, contou, deixando o público presente eufórico e curioso.

Willian Campos também prometeu às diretoras de escola que fará visita a todas as 183 unidades da rede, com o objetivo de conhecer de perto a realidade de cada unidade. “ faremos um contato direto diário. As diretoras receberão diariamente minha agenda. Todas saberão onde estou e o que estou fazendo. Eu também quero saber da vida de vocês. O que estão fazendo pela escola, o que precisam. O diretor de escola é uma cargo comissionado que tem que estar e atuar junto com a atual administração. Quem não se sentir à vontade neste encaminhamento, terá toda a liberdade de pedir para sair, mas enquanto esta diretora estiver à frente da unidade escolar terá que atender, junto com a secretaria de Educação, aos anseios de sua comunidade”, frisou.

O novo secretário de Educação, que na última semana se reuniu com o bispo Dom Fillipo Santoro, com o presidente da Câmara Municipal e com funcionários da Secretaria de Educação, anunciou que nesta terça-feira (14) estará reunido com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe) e, na quarta-feira (15), com o Sindicato dos Servidores Municipais (Sisep) . “ Vamos dialogar sempre com os sindicatos e buscar, juntos, a solução para os problemas e anseios da Educação. Isso eu posso garantir a todos os presentes. Vim para Petrópolis para resolver questões, para ampliar o número de creches, para garantir salários dignos para os professores, implementar o PCCS. Não vou descansar enquanto não conseguir meus objetivos”,

O prefeito Paulo Mustrangi, que empossou o novo secretário de Educação, fez questão também de ressaltar o trabalho desenvolvido por suas antecessoras: as professoras Sandra La Cava e Maria Alice Lima. “ Tenho certeza que o Willian Campos, com toda sua experiência como Secretário de Educação do estado, tem competência suficiente para resolver todas as questões da nossa educação. Esse contato direto com as professoras de escola e professores é fundamental para que possamos realizar um trabalho de qualidade. Por outro lado, quero agradecer o empenho e a dedicação da professora Sandra e da professora Maria Alice, que reorganizaram a secretaria e conquistaram vários projetos para nosso município. Tenho certeza que continuarão auxiliando a educação de nosso município”, disse o prefeito, anunciando que a Prefeitura está realizando várias licitações neste final de ano para compras de equipamentos e materiais para as escolas da rede. “ Além disso, iniciaremos reformas em diversas unidades e as diretoras já estão recebendo, neste final de ano, R$ 15 mil oriundos do Programa de Gestão Descentralizada dos Recursos Municipais, para que as próprias gestoras possam realizar pequenas obras, como troca de vidros, consertos de portas, etc. “ Este dinheiro auxilia e agiliza o trabalho das diretoras. Nossas escolas precisam estar bem cuidadas e as diretoras podem e devem auxiliar a administração nesse sentido”, disse o prefeito.

Também participaram da solenidade, o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, o médico Paulo Cesar Guimarães; a deputada federal eleita por Belford Roxo, Eliane Rolin; o reitor da Universidade Católica de Petrópolis, professor José Luiz Rangel Sampaio Fernandes; o diretor do Cefet-Petrópolis, professor Paulo Bittencourt; o vereador Gil Magno, representando a Câmara Municipal de Petrópolis, e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Ricardo Tammela.

Quem é William Campos

O professor William Campos possui licenciatura em História pela Universidade Santa Úrsula (RJ) e é especializado em História do trabalho pela Universidade de Campinas (SP). Já foi diretor do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (1999); Secretário de Estado de Educação, no Governo de Benedita da Silva (2002) ; Representante do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (2003 a 2006) e deixou recentemente a Secretaria de Educação de Belford Roxo, onde atuou desde 2009, atendendo a um pedido do prefeito Paulo Mustrangi, de quem é amigo pessoal há mais de 20 anos.

Integrante do Partido dos Trabalhadores, Willian Campos tem como prioridade a expansão, com qualidade social, da Educação Infantil. “ Investindo na Educação Infantil temos a grande chance de melhorar a qualidade da Educação Básica e, assim, aumentar a escolaridade nacional, contribuindo para a grande revolução educacional que o Brasil precisa”, declarou.

http://www.petropolis.rj.gov.br/index.php?url=http%3A//www.petropolis.rj.gov.br/pp/modules/news/article.php%3Fstoryid%3D873