MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

terça-feira, 12 de julho de 2011

Avançou, mas não foi o combinado...

Durante um ano os servidores se reuniram com os represetantes do governo para formular o PCCS.  Depois muita negociação e entendimento a prefeitura elaborou um plano completamente diferente e mandou à Câmara. Estamos tendo que negociar tudo de novo.

Queremos o Plano original, construido em parceria, não esse remendo!

Vereadores votam hoje na Câmara projeto do novo plano

Ter, 12 de Julho de 2011 09:02
 
          Os vereadores votam hoje, a partir das 16h, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Educação, com grande movimentação dos profissionais da Educação, que vão acompanhar a sessão na Câmara. Para o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), uma das grandes vitórias é a retirada do artigo 57, que criava carência de 24 meses para pedir aposentadoria e a possibilidade de negociação a partir de 7,5% para o tempo de serviço, sendo que o governo defendia até o momento 5% e a proposta do Sepe é de 12%.
           Com relação à regência de classe, os vereadores votam uma emenda de 25% para todos os professores e 30% para os de classe especial, sendo que a proposta do Sepe é de 30% para todos, e do Governo de 20% para os professores da educação básica e 25% para os de classe especial. Outra emenda que será votada pelos vereadores é relativa ao respeito à lei federal sobre o número de alunos em sala de aula e não à proposta do Governo, que, de acordo com o Sepe, contraria a legislação. 
           Com relação ao artigo 57, que fala sobre a carência para aposentadoria, além de retirar este artigo, os vereadores apresentam uma emenda garantindo a regência, triênio, quinquênio e ainda um abono de permanência de 20%. O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor, disse que desta maneira atende ao Sepe, por considerar injusta a carência para quem está prestes a se aposentar.
           Entre outras propostas que serão defendidas pelos vereadores está a de que o servidor da Educação que for cedido a outras secretarias ou entidades, o ônus será da entidade para a qual está prestando serviço. O Sepe defende a alteração da data base da Educação, mas a Câmara Municipal vai manter em julho. De acordo com a diretoria do Sepe, 80% das propostas de emendas foram aceitas pelos vereadores.
Tribuna de Petrópolis