MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

sábado, 19 de junho de 2010

Serviço Público: Garantia dos Direitos Constitucionais


Sempre que o servidor público reclama para si melhores condições de trabalho e renda, aparecem irresponsáveis propondo o fim da estabilidade no serviço público.  Esse discurso é antigo, criado na época da ditadura, e segue o mesmo princípio do lema: “Brasil, ame-o ou deixe-o!”
A constituição “cidadã” de 1988, elaborada com enorme participação popular, obriga o Estado Brasileiro - em todos os níveis federativos (União, Estados e Municípios) – a garantir a oferta, os meios de acesso e a qualidade para os serviços de Saúde, Educação, Segurança, Habitação e Justiça.  Desse modo, o “Servidor Público” tornou-se o agente responsável pelas ações que garantem esses direitos constitucionais.  Cabe ao servidor público executar as políticas públicas elaboradas pelos gestores que são eleitos pela via democrática.
É equivocada a compreensão de que o servidor público é empregado do Poder Executivo.
O Servidor Público de carreira garantiu seu ingresso no Serviço Público através de Concurso Público, cujo único critério para admissão é sua competência.  O concurso público é a ferramenta criada pelo Estado para admitir nos seus quadros os candidatos com maior proficiência, objetivando melhorar a qualidade do atendimento nos serviços básicos que deve prestar a população.
O Servidor Público com o passar do tempo se torna mais eficiente na sua função, pois passa a conhecer melhor a legislação pertinente ao cargo e compreende as dificuldades práticas da aplicação das políticas públicas no seu setor.  É uma ferramenta poderosa para a melhoria dos serviços estatais e poderia ser ainda melhor aproveitado se fosse convidado para discutir a elaboração dos projetos políticos nos gabinetes.
A tese “dos incomodados que se mudem” seria desastrosa para a população que depende dos serviços públicos.  Pois, seguindo a lei do mercado, os mais capacitados e competentes encontrariam trabalho com maior remuneração e deixariam de atender a população.  Sobrariam, nos cargos públicos de carreira, aqueles que não encontraram espaço na iniciativa privada e, por isso a qualidade nos atendimentos despencaria.
É uma obrigação da população, exigir dos gestores melhor qualidade nas políticas públicas e, também, profissionais mais capacitados para executá-las.  No entanto, estamos assistindo a degradação do serviço público.  Muitos profissionais competentes, que poderiam se interessar em servir ao povo, preferem buscar salários mais dignos. É nosso dever cidadão impedir que o sistema de atendimento público seja ainda mais degradado e uma forma de fazê-lo é melhorar os vencimentos das carreiras públicas.    
Devemos compreender que o servidor público não pode ser comparado com um empregado da iniciativa privada ou apenas um executor de ordens.  Ele é mais do que isso: é o agente social que garante à população um atendimento de qualidade nas suas necessidades mais básicas de cidadania.  Este, portanto, não pode ficar sujeito a pressões de políticos, frequentemente, recheadas de interesses menos republicanos, infelizmente.  Estas são as finalidades da estabilidade no serviço público:  permitir evolução do servidor no exercício da sua função e impedir que políticos inescrupulosos utilizem (ainda mais) da máquina pública para ações imorais.  E, por isso merece ser defendida.
Os servidores petropolitanos estão lutando por um salário mais digno, por uma qualidade de vida melhor.  Infelizmente, existe uma parcela da população abastada de nossa cidade - que não depende de posto de saúde, nem de escola pública – preocupando-se apenas com o tempo que fica parado em engarrafamentos, dentro de seus carros com ar condicionado.  Mas, tenham certeza, uma conquista real desse movimento será refletida em um melhor atendimento para aqueles que dependem do serviço público em nosso município.
Michel Pinto
Professor da Rede Municipal

BOLETIM INFORMATIVO - DIA 18/06/2010

AMEAÇA NÃO É MAIOR QUE INDIGNAÇÃO A GREVE CONTINUA

O servidor público não esmoreceu apesar de todos os ataques do governo.
O servidor público sabe sua  verdade de vida, sobrevivência e trabalho.
O servidor público decidiu que tem que ser tratado com respeito, dignidade e como cidadão de direito, como pessoas responsáveis no cuidado com a cidade e sua população.
E para demonstrar sua tristeza, frente a atitude do Governo de não DIALOGAR.
Realizou um grande ATO FÚNEBRE. Muita gente compareceu ao velório. Foi uma enorme vigília e procissão. Com direito a música fúnebre, nota de falecimento.

A nota falava: “ Faleceu nesta Cidade o RESPEITO, a PALVRA, a HONESTIDADE. Deixando viúva a POLÍTICA PÚBLICA e órfãos seus filhos SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTE e toda a POLULAÇÃO,  a família enlutada pede que não mandem flores e sim solução do Governo já.

Foram entoados cantos que falavam: Pra população educação e saúde é a solução. Negocia Governo.

Vai vai vai ter que negociar.

Tem sim que dialogar, tem sim que dizer onde está colocando os 236 milhões que dentro do orçamento caberiam ao pagamento de seus servidores, explicar por que não quer atender ao pedido de reajuste dos servidores se hoje só utiliza 188 milhões, o que tem feito com os outros 48 milhões, tem que explicar o que tem feito com o dinheiro do FUNDEB, como está sendo distribuída a verba da saúde,  tem que explicar para a sociedade os cargos em comissão (CC) que nomeou, tem que mostrar onde estas pessoas (CCs) estão trabalhando, que serviço estão prestando à sociedade, tem que esclarecer quanto tem gasto com publicidade, e justificar os motivos das propagandas, dizer se estão a serviço da sociedade e da verdade. Enfim tem muito que DIALOGAR, inclusive explicar com verdade o motivo de não investir no funcionalismo.

É responsabilidade sua Prefeito garantir direito básico constitucional como saúde, educação, transporte público de qualidade, segurança, acessibilidade, lazer, cultura, casa,  ..... cabe ao senhor apresentar propostas e dar as soluções, e Sr prefeito para apresentar propostas tem que DIALOGAR.

Foi linda a passeata e num importante momento foram feitas entrevistas com pessoas que andavam na rua e tiveram a coragem de publicamente fazer depoimento, em alto e bom tom e todas falaram PREFEITO NEGOCIA.

Enquanto aguardamos a resposta do prefeito vamos ampliando nossa mobilização, mas lembramos Prefeito só marcar e estaremos de ouvidos abertos a proposta que deve fazer :

CALENDÁRIO de LUTA : TODOS PRESENTES.
Sábado dia 19 de junho de 2010
Às 10 h Concentração na Praça Paulo Carneiro depois iremos fazer uma PASSEATA pela Rua TERESA. E durante a passeata iremos entrar de loja em loja colhendo assinatura de apoio das trabalhadorasda da Rua Teresa( aliás grandes prejudicadas pois necessitam da creche para trabalhar). Esperamos pronunciamento dos lojistas da rua Teresa junto ao prefeito, sabemos que eles apóiam nossa luta e e com certeza pedir o diálogo,  grandes prejudicados também, pois precisam aproveitar a vendas de inverno, se o prefeito não ajuda essa economia, mas que pelo menos não atrapalhe.

DOMINGO dia 20 de junho de 2010
Pela manhã ir nas Igrejas e pedir aos pastores, padres, representantes da igreja para informar o que está acontecendo em Petrópolis, esclarecer a luta dos servidores e a postura do Governo além de deixar claro de quem é a responsabilidade da falta de serviço público – é do PREFEITO.

A tarde torcer pelo Brasil.

SEGUNDA dia 21 de junho de 2010
GREVE: Escolas, postos, ambulatórios, centro de especialidades fechados. As emergências funcinam normalmente, as internações e serviços essenciais para manutenção das emergências funcionarão com 30 % do quantitativo. As vacinas só serão aplicadas no Centro de Saúde.

Pela manhã cada equipe vai para a Praça próximo ao Posto ou Escola e lá ficar esclarecendo a população sobre a luta, chamá-los para as passeatas e colher assinatura de apoio.
Às 10 horas reunião dos representantes de local de trabalho.
ASSEMBLEIA UNIFICADA às 14 h na Praça em frente a Câmara de Vereadores.

TERÇA dia 22  de junho de 2010
Reunião às 18 h do COMANDO do MUSP  com Diretores de Escolas  e Chefias de Unidades da Saúde na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias da rua Souza Franco 428 (na rua da feira).

Está sendo organizado a reunião de pais e usuários do serviço e o pedido de debate na TV entre o MUSP e o Governo. Informaremos data.

Reafirmamos que a comunidade pode ajudar:
 - Enviando e-mail ao prefeito E-mail: gap@petropolis.rj.gov.br 
- telefonando para prefeito tel. 2246-9320

Que ato falho mais verdadeiro, hein, sr. Prefeito?

Até o inconsciente de nosso prefeito sabe das mazelas de seu governo, graças, principalmente, a seus “brilhantes” secretários. Não é que em sua entrevista coletiva de 17.06.2010 ele afirma:
--- “A população não pode continuar sendo prejudicada por esse gover..., (OPS ?!?!?!) por essa situação blá, blá, blá...”
Portanto, até ele mesmo sabe do absurdo da intransigência de sua equipe. Se ele continuar a ouvir as tortuosas e falaciosas justificativas de seus secretários e assessores vai continuar dando com os burros n’água. E, sinceramente, não é o queremos. Queremos diálogo com respeito e transparência! Mas o que temos recebido é deboche, mentira, arrogância, incompetência, cinismo e desrespeito humano, principalmente de muitos que são ligados a grupos religiosos. Como será que conseguem dormir sendo tão hipócritas e autoritários????
A última pérola dita nesta entrevista pelo prefeito foi com relação aos índices que comprometem a receita do orçamento da prefeitura, composta por impostos pagos pelo povo. Parece óbvio falar sobre isso, mas é que muitos de seus secretários, principalmente o da Fazenda, acham que todos nós somos ignorantes e que podem passar informações dúbias ao prefeito para que ele repita, sem uma análise criteriosa, como se fosse verdade. Já passou da hora do prefeito perceber a incompetência técnica e gerencial de seus secretários e assessores, que na realidade o “desassessoram” e o fazem passar por situações extremamente constrangedoras. Isso porque mais uma vez, como muitos já os lembraram: NÃO NOS SUBESTIME!!!! Não somos idiotas e muito menos burros!!!
Portanto, a justificativa de que gasta: 25% com Educação, 31% com Saúde e 42% na Folha de Pagamento, restando somente 2% é FALSA! A Folha de Pagamento da Saúde e da Educação saem também dos percentuais respectivos dessas áreas (25% e 31%).
Além do que a Educação recebe além dos recursos próprios da prefeitura, mensalmente, verbas do FUNDEB, que até maio já soma R$35.907.620,96;  do SALÁRIO EDUCAÇÃO, que até agora já soma R$5. 281.422,96; da ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, que até o momento já soma R$1.192.464,00, além de outros recursos referentes a diversos programas do MEC quando a secretaria de Educação tem competência para elaborar e enviar projetos, principalmente cumprindo os prazos e as exigências. Infelizmente esta característica não é privilégio desta gestão. Há décadas Petrópolis vai de mal a pior na área da educação e da saúde públicas. Perdemos muito dinheiro do governo federal com a INCOMPETÊNCIA da gestão municipal!!!!
É com isso que o sr. Prefeito e sua equipe deveriam se preocupar e não em ficar mandando servidores de diversas secretarias irem às escolas fazerem papel de palhaços para saber quem está em greve ou não. As diretoras também são mentirosas, sra. Secretária de Educação?
Continuando nossas contas. O município também já recebeu até o momento de outras fontes federais (FPM, ITR, LC 87/96, CIDE) o total de R$11.716.260,98.
Portanto, companheiras e companheiros, só com estas continhas já temos um bom IMPACTO (a ekipe ekonômica gosta dessa palavra!!!) na RECEITA da prefeitura, não acham?
Um impactozinho de R$54.096.768,90 (CINQUENTA E QUATRO MILHÕES, NOVENTA E SEIS MIL, SETECENTOS E SESSENTA E OITO REAIS E NOVENTA CENTAVOS). Somente de janeiro a maio de 2010, atenção!!! Acho que isso já ajuda no IMPACTO do nosso reajuste, não é sr. Secretário de Fazenda? Isso porque este sr. apresenta resultados como se ninguém entendesse de orçamento público e que, infelizmente, quem parece não entender o suficiente é o próprio.
Sr. Prefeito e secretariado: sejam inteligentes e pragmáticos. Retornem à negociação que vocês mesmos interromperam com a Carta aos Servidores em 12/06/2010. NÃO FOMOS NÓS, como o sr. Prefeito está tentando colocar na mídia para nos jogar contra a população. Nós retornarmos ao trabalho no dia 07/06/2010 em total demonstração de boa vontade com o poder público municipal e respeitando as orientações (e NÃO DETERMINAÇÃO LEGAL) do desembargador. Porém, fomos pegos de surpresa (de surpresa de verdade, hein!!) quando nos deparamos com a fatídica carta de que a prefeitura nada mais tinha a oferecer aos servidores.  Então, quem são mesmo os radicais e intransigentes?

CARTA AOS COMPANHEIROS GREVISTAS

Olá companheiras e companheiros,

Estive pensando sobre todos esses acontecimentos e não posso deixar de fazer alguns questionamentos.
Desculpe externar tudo o que passa pela minha cabeça nesse momento, mas como professora que sou, acredito que refletir junto, surte efeito melhor.
Temos vivido dias de tensão e incerteza e gostaria muito (muito mesmo) que essa tensão fizesse parte da vida da  maioria de nossos colegas professores. Mas não é o que vejo. Sinto falta de muitos rostos nas passeatas, sinto falta de ver os professores tomados de amor por seus alunos pela manhã (bem cedinho mesmo, mesmo que isso exija levantar da cama quentinha) indo de porta em porta à casa de seus alunos, andando pela comunidade, explicando para a população o que está acontecendo, porque se para nós isso tudo é confuso, imagina para eles!!!! Estamos em greve e não em férias.
 A hora é de muito trabalho. É bem verdade que não fomos preparados para essa "função extra-classe" mas a causa é urgente, a hora é essa e ninguém fará isso por nós. Muito ao contrário, é fácil ver que tentam manchar a figura de quem adere  ao movimento deixando parecer que não queremos trabalhar ou que estamos de braços cruzados, aguardando o resultado do esforço dos outros.

Fizemos uma opção de vida profissinoal  que exige de nós envolvimento constante com questões que visam uma melhor perspectiva de vida para o outro e temos que nos comprometer.
Não é possível assistir "de camarote" !
Não é possível achar que isso não é comigo !
Não é possível achar que posso saber o que está acontecendo pela tv, pelo jornal, pela internet ou por um amigo que foi em alguma das manifestações e me conta !
Não é possível fazer ligações para quem foi e perguntar com a cara mais lavada: e aí?????!!!!
Gente, a causa é nossa, se ainda não está claro, A CAUSA É SUA!!!
Tome uma atitude, fique numa posição desconfortável de vez em quando - faz bem - garanto. E depois disso terá feito as pazes com uma coisa que existe dentro de todos nós e que chamamos de CORAGEM.
 Vou deixar algumas perguntas para você que não precisam ser respondidas por e-mail, mas elaboradas na sua consciência:
Qual a sua contribuição nesse momento para o movimento?
Que ações concretas você realizou?
O que você acha realmente de tudo isso?
Qual o seu papel, protagonista ou coadjuvante?

Um forte abraço,
                                uma das servidoras em greve, mas atuante

Chega de descaso!


A prefeitura não atendeu ao pedido do desembargador, descumpriu o acordo feito na audiência de negociação, não dando a oportunidade de negociar, apenas deu uma alternativa, ou seja: é isto ou nada!
Sabemos que não há nenhuma chance de recuperar estes 12 anos de atraso em apenas 2 anos, mas o que me revolta é que este mesmo prefeito Paulo Mustrangi, as vésperas das eleições, me garantiu que iria incorporar os 3 abonos em fevereiro, caso fosse eleito e eu ainda perguntei se realmente isso seria possível. Sabe qual foi a resposta dele? “ Professora, eu fui secretário de governo, sei que a prefeitura tem recurso para isso, só não faz porque falta boa vontade.”
Por isso, hoje me sinto no direito de cobrá-lo, de perguntar se está faltando boa vontade da parte dele também!!!
O prefeito mente e se contradiz nas suas mentiras!!! Disse em entrevista ao Jornal da Cidade, que com este aumento nenhum servidor ganharia abaixo de R$ 600,00 e logo após mostra um exemplo de pagamento, onde o servidor passaria a ganhar R$ 572,00. Será que tenho que ensinar aos meus alunos que a ordem numérica crescente mudou???? Agora 572 é mais do que 600?!?!????
Já passou da hora do prefeito marcar uma assembléia, mas Ele, não secretários, sentar com seus servidores e dialogar!!!!
Quero voltar o mais rápido possível para minha sala de aula, tenho 404 alunos ( juntando os 3 turnos em que leciono ) para continuar meu trabalho, porém não posso voltar, desistindo de lutar pelos meus direitos, afinal sempre proclamei para eles isso: “ Andem corretamente, ajam com dignidade, sejam honestos para poderem exigir seus direitos!” Agora mostro a eles também na prática a minha fala!!!
É o momento de toda a população se unir e reivindicar, exigir que se cumpra a melhoria prometida também na saúde, que no momento não tem nem tinta para imprimir exames!!! Tudo piorou demais para quem prometeu ser o prefeito da saúde !!!!! O momento não é de questionar a greve, as “perdas” dos alunos, a reposição destes dias. O momento é de cobrar a um prefeito, simplesmente nada mais, nada menos, do que aquilo que ele prometeu!!!
Ele, por sua vez não tem outra desculpa a não ser desviar o foco da atenção, falando dos prejuízos dos alunos e blábláblá ( coisa que se estivesse mesmo preocupado, teria resolvido dia 13 de maio!). Tenta com isso encobrir sua própria incompetência!!!
Haja Paulo Mustrangi!!! Tome as rédeas da situação!!! Já passou da hora!!! 

Cristiane Avelar
Professora da rede municipal

Boletim Movimento Unificado dos Servidores Municipais – dia 18 de junho de 2010

SERVIDOR briga por justiça, ameaça não é maior que indignação a GREVE CONTINUA.

O servidor público não esmoreceu apesar de todos os ataques do governo.
O servidor público sabe sua  verdade de vida, sobrevivência e trabalho.
O servidor público decidiu que tem que ser tratado com respeito, dignidade e como cidadão de direito, como pessoas responsáveis no cuidado com a cidade e sua população.
E para demonstrar sua tristeza, frente a atitude do Governo de não DIALOGAR.
Realizou um grande ATO FÚNEBRE. Muita gente compareceu ao velório. Foi uma enorme vigília e procissão. Com direito a música fúnebre, nota de falecimento.
A nota falava: “ Faleceu nesta Cidade o RESPEITO, a PALVRA, a HONESTIDADE. Deixando viúva a POLÍTICA PÚBLICA e órfãos seus filhos SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTE e toda a POLULAÇÃO,  a família enlutada pede que não mandem flores e sim solução do Governo já.
Foram entoados cantos que falavam: Pra população educação e saúde é a solução. Negocia Governo.
Vai vai vai ter que negociar.
Tem sim que dialogar, tem sim que dizer onde está colocando os 236 milhões que dentro do orçamento caberiam ao pagamento de seus servidores, explicar por que não quer atender ao pedido de reajuste dos servidores se hoje só utiliza 188 milhões, o que tem feito com os outros 48 milhões, tem que explicar o que tem feito com o dinheiro do FUNDEP, como está sendo distribuída a verba da saúde,  tem que explicar para a sociedade os cargos em comissão (CC) que nomeou, tem que mostrar onde estas pessoas (CCs) estão trabalhando, que serviço estão prestando à sociedade, tem que esclarecer quanto tem gasto com publicidade, e justificar os motivos das propagandas, dizer se estão a serviço da sociedade e da verdade. Enfim tem muito que DIALOGAR, inclusive explicar com verdade o motivo de não investir no funcionalismo.
É responsabilidade sua Prefeito garantir direito básico constitucional como saúde, educação, transporte público de qualidade, segurança, acessibilidade, lazer, cultura, casa,  ..... cabe ao senhor apresentar propostas e dar as soluções, e Sr prefeito para apresentar propostas tem que DIALOGAR.
Foi linda a passeata e num importante momento foram feitas entrevistas com pessoas que andavam na rua e tiveram a coragem de publicamente fazer depoimento, em alto e bom tom e todas falaram PREFEITO NEGOCIA.
Enquanto aguardamos a resposta do prefeito vamos ampliando nossa mobilização, mas lembramos Prefeito só marcar e estaremos de ouvidos abertos a proposta que deve fazer :

CALENDÁRIO de LUTA : TODOS PRESENTES.
Sábado dia 19 de junho de 2010
Às 10 h Concentração na Praça Paulo Carneiro depois iremos fazer uma PASSEATA pela Rua TERESA. E durante a passeata iremos entrar de loja em loja colhendo assinatura de apoio das trabalhadorasda da Rua Teresa( aliás grandes prejudicadas pois necessitam da creche para trabalhar). Esperamos pronunciamento dos lojistas da rua Teresa junto ao prefeito, sabemos que eles apóiam nossa luta e e com certeza pedir o diálogo,  grandes prejudicados também, pois precisam aproveitar a vendas de inverno, se o prefeito não ajuda essa economia, mas que pelo menos não atrapalhe.

DOMINGO dia 20 de junho de 2010
Pela manhã ir nas Igrejas e pedir aos pastores, padres, representantes da igreja para informar o que está acontecendo em Petrópolis, esclarecer a luta dos servidores e a postura do Governo além de deixar claro de quem é a responsabilidade da falta de serviço público – é do PREFEITO.
A tarde torcer pelo Brasil.

SEGUNDA dia 21 de junho de 2010
GREVE: Escolas, postos, ambulatórios, centro de especialidades fechados. As emergências funcinam normalmente, as internações e serviços essenciais para manutenção das emergências funcionarão com 30 % do quantitativo. As vacinas só serão aplicadas no Centro de Saúde.
Pela manhã cada equipe vai para a Praça próximo ao Posto ou Escola e lá ficar esclarecendo a população sobre a luta, chamá-los para as passeatas e colher assinatura de apoio.
Às 10 horas reunião dos representantes de local de trabalho.
ASSEMBLEIA UNIFICADA às 14 h na Praça em frente a Câmara de Vereadores.

TERÇA dia 22  de junho de 2010
Reunião às 18 h do COMANDO do MUSP  com Diretores de Escolas  e Chefias de Unidades da Saúde na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias da rua Souza Franco 428 (na rua da feira).

Está sendo organizado a reunião de pais e usuários do serviço e o pedido de debate na TV entre o MUSP e o Governo. Informaremos data.

Reafirmamos que a comunidade pode ajudar:
 - Enviando e-mail ao prefeito E-mail: gap@petropolis.rj.gov.br 
- telefonando para prefeito tel. 2246-9320
- enviando uma mensagem ao presidente da republica Lula:  http://www.presidencia.gov.br/presidente/falecom/

Escrevendo para o Presidente:
Presidente Luis Inácio
Praça dos Três Poderes
Palácio do planalto
CEP 70 150 900 Brasília DF

Pedindo que negocie: no mínimo o mínimo + incorporação de abono + 15% + PCCS discutido pelo e com o servidor.

- que os  pais apresentem queixa ao Ministério Público, Conselho tutelar contra a prefeitura pela falta de serviço de saúde e educação.


MOBILIZAR LUTAR MOBILIZAR LUTAR MOBILIZAR LUTAR - VENCER
COMANDO do MOVIMENTO UNIFICADO dos SERVIDORES MUNICIPAIS