MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Secretário de Educação se reúne com Sisep para discutir PCCS


      O secretário de educação Willian Campos recebeu hoje (15) pela manhã, em seu gabinete, integrantes da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Petrópolis (Sisep), entre eles o presidente da entidade, Osvaldo Magalhães. Por solicitação do prefeito Paulo Mustrangi, a secretaria está recebendo as sugestões dos servidores da educação através das entidades representativas para a elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
      No início do mês, o prefeito Paulo Mustrangi, anunciou a prorrogação do prazo da devolutiva da análise do anteprojeto do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) até o final do recesso escolar (31 de janeiro de 2011). A intenção é ampliar a participação de todos os profissionais do setor de educação no processo. Algumas das reivindicações da categoria, entre elas questões referentes ao piso dos funcionários de apoio, foram apresentadas pelos diretores do Sisep ao secretário Willian Campos, que já remarcou para a próxima semana nova reunião com a entidade com o objetivo de dar continuidade ao processo de transparência na elaboração do PCCS. Segundo Oswaldo Magalhães, o sindicato continua recebendo sugestões dos servidores da educação e as mesmas serão repassadas para o secretário.
      No encontro, Willian Campos lembrou que, além de acelerar o processo de elaboração do PCCS, algumas das reivindicações dos servidores da educação já estão sendo atendidas. Entre elas, o pagamento de férias dos servidores no mês de dezembro e o novo prazo para a solicitação de RTI (Regime de Tempo Integral) para professores que foi estendido até o dia 22 de dezembro. O secretário de Educação ressaltou que recebeu ordem do prefeito Paulo Mustrangi de respeitar as entidades representativas dos servidores. Em relação à questão da existência de dois sindicatos representando os servidores da Educação, Willian Campos afirmou que quem escolhe o sindicato representativo é a justiça e a própria categoria.

Fonte: Ascom PMP

Novo secretário se reune com Sepe

       Um dia após tomar posse, o novo secretário de Educação de Petrópolis, Willian Campos, se reuniu hoje (14) com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro – Núcleo Petrópolis (Sepe), para a abertura de diálogo com os representantes dos servidores. Por determinação do prefeito Paulo Mustrangi, o secretário iniciou sua gestão com boas notícias: anunciou o remanejamento do pagamento de férias da categoria para este mês de dezembro e a convocação dos concursados da área de apoio, duas reivindicações antigas dos profissionais da educação de Petrópolis. O encontro ocorreu no Centro de Capacitação Frei Memória.
      O secretário Willian Campos chegou à reunião com a proposta de estabelecer uma comissão formada por representantes dos servidores e da Secretaria de Educação para discutir e buscar soluções para os problemas apresentados pelos profissionais da área. Cada item dos 27 existentes na pauta de reivindicações apresentadas pelo Sepe foi previamente discutido no encontro. Alguns deles, como a prorrogação do prazo para a solicitação de RTI (Regime de Tempo Integral), foram resolvidos imediatamente. Por determinação do secretário, os professores terão até o dia 22 de dezembro para fazer o requerimento. O pedido para pagamento antecipado das férias em dezembro, mês que antecede o gozo do benefício, também já foi atendido. Outras questões da pauta, como a finalização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a existência de um professor por turma nos Centros de Educação Infantil (CEI’s), revisão de pisos, são prioridades no governo de Paulo Mustrangi, afirmou o secretário. “Queremos o plano e vamos fazer o plano”, afirmou Willian Campos. 
      O secretário priorizou um cronograma para discutir as demandas da categoria e já apresentou os nomes dos representantes da Secretaria de Educação que irão compor a comissão composta pelo governo e servidores para discutir e buscar soluções para os problemas apontados. O Sepe deverá apresentar os nomes dos representantes dos servidores amanhã (15).
      No encontro ficou definido ainda que a comissão atuará via três grupos de trabalho: um para tratar do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), outro para os temas referentes à Educação Infantil e o terceiro para assuntos funcionais. Os itens da pauta foram distribuídos de acordo com sua categoria. O próprio secretário fará parte da comissão, atuando diretamente na elaboração do plano.
      Outro tema discutido foi a questão da abertura de um concurso público para a Educação. Em relação a este assunto, o secretário ficou de apresentar um posicionamento na próxima reunião com o Sepe, marcada para terça-feira, dia 21 de dezembro, às 9h.
 
Ascom PMP

Empresa petropolitana recebe currículos...

Andam dizendo por aí, que uma empresa de Petrópolis, tentava contratar um funcionário para a firma.

O primeiro candidato se apresentou, e o entrevistador pediu que ele contasse até dez:
- Dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois,um, lançar! Respondeu o candidato.
O entrevistador curioso, perguntou porque ele contou em ordem decrescente, e o candidato disse que era como ele havia se habituado a contar quando trabalhou na NASA.

O segundo candidato se apresentou e recebeu a mesma incubência:
- Dois, quatro, seis, oito, dez, nove, sete, cinco, três, um. Respondeu o segundo candidato, justificando que tinha sido carteiro.

Quando o terceiro candidato se apresentou, o entrevistador pediu que dissesse qual era seu emprego anterior:
- Eu era assessor do Prefeito!  Respondeu orgulhoso o candidato número 3.
- Então, para você é fácil contar os números de um até dez.
- Claro! - mandou o candidato. Dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, Valete, Dama, Rei.