MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Carta Aberta aos Vereadores de Petrópolis


Ilmos Srs Vereadores do Munícipio de Petrópolis

Felizmente, a democracia brasileira está em acelerado processo de aprimoramento.  A população, a cada dia, aprende mais sobre como pode exercer sua cidadania. Através de várias articulações e manifestações públicas de insatisfação, os Educadores de Petrópolis conquistaram a chance histórica de construir um Plano de Cargos Carreiras e Salários, condição essencial para a elevação da qualidade da educação pública em nosso município.

Um ano após a greve que mudou o rumo da política educacional petropolitana, os servidores estão prontos para concluir um projeto de valorização da educação.  No entanto, o governo municipal ainda não entendeu as reais necessidades dos educadores.  Não faremos uma lista das diversas dificuldades que enfrentamos diariamente, pois temos certeza de que os senhores estão familiarizados com elas.

O motivo desta correspondência é convidar os ilustrissímos vereadores a compartilharem com a categoria os louros dessa vitória.  A Câmara Municipal de Petrópolis pode participar ativamente dessa conquista e será reconhecida por todos os servidores da educação por isso. A maior categoria de servidores desta Prefeitura, com certeza tem papel relevante na determinação dos rumos políticos na nossa cidade, ajudando a esclarecer a população petropolitana sobre os compromissos de seus represetantes eleitos.

Durante a sessão de amanhã (12/07/2011) estaremos atentos a posição de cada vereador.  Saberemos, durante a votação, distinguir aqueles que, realmente, se comprometeram com uma educação pública de qualidade - que atende a maior parte da população - daqueles que se venderam aos favores do executivo - prejudicando o servidor e toda a população que depende dos serviços educacionais da rede municipal.

Estamos certos que Vossas Senhorias estão cientes da res ponsabilidade e das repercurssões que poderão advir do resultado da votação que se aproxima.  Nós, educadores, estamos mobilizados para comemorar, juntamente com os Senhores, as conquistas desse Plano.  Assim como, também, estamos dispostos a continuar lutando por aquelas que nos forem negadas no primeiro momento.

Muito respeitosamente,
Liga dos Educadores Petropolitanos.

www.ligadosservidorespetropolitanos.blogspot.com