MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

sábado, 2 de abril de 2011

O governadorzinho Serginho, esta implantando no Rio o mesmo sistema de bônus em vigor no Estado de SP.

O Estado quer comprar "boa vontade" pedagógica dos professores com a promessa de bônus. Aquelas escolas que apresentarem melhorias nos índices estabelecidos pelo Governo Estadual, receberão salários extras na forma de bonificação.

O grande problema são os itens que compoem esses índices.  Na prática, eles não garatem melhorias na qualidade da educação.  As gestoras são as responsáveis pela fiscalização dessas metas, uma espécie de cafetão pedagógico.  Uma escola de Petrópolis vistoriada essa semana, perdeu pontos porque não tinha lixeira próxima a quadra esportiva e porque acumulava trabalhos de cartolina na sala dos professores.  Evidentemente, esses itens estão muito aquem do que esperaríamos de um Governo sério.

Mas os Governos Estaduais já sabem: não aceitamos mais, gratuitamente, as medidas descabidas dos Governos.  Agora, nós nos prostituimos.


SP reduz à metade bônus de professores

Queda do desemprenho de alunos no Saresp contribuiu para cálculo do índice de metas - 01 de abril de 2011 | 10h 42

A bonificação paga ontem pela Secretaria Estadual da Educação aos professores da rede pública - determinada pelo desempenho dos alunos - caiu pela metade em relação ao ano passado. O valor pago a 190 mil funcionários, de 3.778 escolas - 75% das 5.019 unidades estaduais - foi de R$ 340 milhões. Em 2010, foram concedidos R$ 655 milhões.
Jonne Roriz/AE-27/3/2009
Cerca de 190 mil profissionais de 3.778 escolas do Estado receberão o bônus
A diminuição do valor pago se deve, principalmente, à queda do desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e à grande rotatividade de professores.
Na comparação com o ano passado, o número de escolas que não receberam o bônus triplicou. Em 2010, 510 colégios (9,9% do total) ficaram sem a bonificação. Neste ano, foram 1.474 escolas, o que representa 29,1% da rede pública do Estado.

O cálculo do índice corresponde à soma de quanto cada uma das 5 mil escolas públicas de todo o Estado cumpriram de sua meta de desempenho (cada colégio tem uma meta específica com base na sua própria realidade), mais o adicional por qualidade, concedido às escolas que superam o que foi estipulado.
Desempenho. As escolas da extrema zona leste da capital têm as piores médias de desempenho de estudantes da cidade. A diretoria chamada Leste 2, que reúne 90 escolas de bairros como Itaim Paulista, Guaianases, Itaquera, Lajeado, São Miguel e Vila Curuçá, obteve 0,278 no índice de cumprimento de metas estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação. A escala do índice vai de 0 a 1.
O índice é cerca de metade do que obteve uma área nobre da própria zona leste - bairros como Belém e Tatuapé conseguiram 0,469 - e bem abaixo da pontuação da Norte 2. Essa última diretoria congrega bairros como Jaçanã, Mandaqui e Tucuruvi, que alcançaram 0,6 - o melhor desempenho na capital. Os dados mostram que quanto mais periférico é o bairro, mais baixo é o rendimento dos estudantes.
Interior. O pior desempenho do Estado foi observado no interior. A diretoria de ensino de Itararé, a 280 km de São Paulo, conseguiu apenas 0,190. Sertãozinho também está no final da lista, com 0,201. Já a cidade de Taquaritinga, na região de Ribeirão obteve o melhor índice no cumprimento das metas: 0,823.
"A meta torna a escola mais objetiva, mas é preciso ver se o que pedem é plausível. O problema da evasão, por exemplo, não depende só dos professores", afirma Ocimar Avelarse, da Faculdade de Educação da USP.
PARA ENTENDER
O bônus por resultado é calculado pelo governo de acordo com a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) de cada uma das 5 mil escolas estaduais e proporcional ao resultado de cada unidade.
Se as metas são totalmente atingidas, as equipes escolares ganham o equivalente a 2,4 salários.
Se a escola atingiu 50% de sua meta, os funcionários recebem 50% do bônus (ou seja, 1,2 salário a mais) e assim consecutivamente. Para os que trabalham nas unidades que superaram a meta, o bônus pode chegar a 2,9 salários.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,sp-reduz-a-metade-bonus-de-professores,700343,0.htm