MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

sábado, 5 de junho de 2010

Pagando o Pato com Bagaço da Laranja

Como é de costume, procuro sempre acompanhar os noticiários da imprensa em geral para estar minimamente informado do que acontece no dia a dia. Especialmente nesses dias, de movimento da educação e da saúde, procuro sempre acompanhar o que está sendo veículado na midia, quando não vejo ao vivo, procuro gravar para ver mais tarde.

Na minha visão, o papel da imprensa deveria ser de informar os fatos e acontecimentos de forma correta e imparcial, não tomando partido de nenhum lado.

Na última quinta feira, 03 de junho, estava ausente e como de costume deixei programado o video para gravar o programa JORNAL DA CIDADE da TV CIDADE IMPERIAL, canal de tv da nossa cidade, distribuído pela empresa de tv a cabo. Logo de cara, ao assistir no dia seguinte, notei que não era a apresentadora de costume, mas a surpresa maior veio no final da matéria sobre o movimento dos servidores, quando a apresentadora nos brindou com as seguintes pérolas:

1 - "Além, é claro, da merenda escolar ESTRAGANDO, enquanto muitas crianças passam até necessidade por falta de alimento em seus lares". 
2 - "Os estudantes pagam o pato, mas quem está comendo a ave, com ou sem laranja, são os professores".

Sou servidor público, concursado, há oito anos, sempre trabalhei na mesma escola e não me lembro dessa senhora, ou outra reporter de qualquer orgão da imprensa, ter ido na escola fazer qualquer matéria sobre a merenda escolar.

Provavelmente essa senhora não assistiu em outro canal aqui da cidade, uma matéria com dois colegas nossos, mostrando a realidade da merenda, inclusive com um vídeo, onde aparecem diversos "bichos" saindo dos pacotes de feijão, sem falar nos legumes e frutas podres.

Na semana que antecedeu a greve, na escola onde trabalho, dava pena de ver as merendeiras tentando fazer de um caixote de peras podres, um lanche minimamente digno para os estudantes. Não, a merenda não está ESTRAGANDO, grande parte dela já chega às escolas
impróprias para o consumo.
 
Eu tenho a mais absoluta certeza, que a grande maioria das escolas da rede municipal só funciona porque funcionários como nós, que fizemos concurso e fomos nomeados para uma função específica desempenhamos várias outras, como marceneiro, eletricista, bombeiro hidráulico, pintor, técnico em informática, e muitas outras pois as nossas escolas não tem qualquer manutenção por parte da prefeitura, e como não existe verba para contratar profissionais para executar esses serviços, somos nós que "quebramos o galho" para que as coisas funcionem. 

O meu salário, minha cara "repórter", não dá para comprar pato com laranja, muito mal, vez por outra, um frango, portanto a nossa categoria, os servidores públicos da educação, principalmente da equipe de apoio, estão sim é comendo O BAGAÇO DA LARANJA.

Clerio Taroco Filho
Inspetor de Disciplina
E. M. Ver. José Fernandes da Silva

Um comentário: