MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Quando uma Autoridade Policial Visita a Escola...


Algo mais sobre limites

Maria de Lourdes Machado Rezende

Há pessoas que acham que para a criança crescer sem complexos, ela deve fazer tudo o que tem vontade, e não colocam para ela os limites estabelecidos pelas regras da boa educação, comportamento e até de vergonha na cara; e elas passam a não ter gentileza com ninguém. Elas não se importam com a ética; falam nomes feios em qualquer lugar, não estão nem aí para ninguém. Para elas não existe nem o bem, nem o mal, por isso elas têm uma conduta má. Não dão lugar a um idoso nas conduções, e são criadas do modo atual que é o seguinte: “Está bom para mim, que se dane você”. Estamos no meio dessa criação de “egoístas” e somos obrigados a conviver com ela.
Então perguntamos: “por que?”. É porque ainda não foram transmitidos a elas, “as crianças”, os ensinamentos de Jesus quando disse: “Portanto tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles”. E até muitos adultos, se ouviram, não prestaram atenção nesse versículo maravilhoso!
E a mocidade? Também anda fora dos limites. Não digo que toda, pois uma parte dela é criada aprendendo e colocando em prática o evangelho de Jesus. Há porém uma grande parte, vivendo uma vida desenfreada, completamente fora dos limites, e quando, às vezes, chegam aos tais, é tarde demais.
Hoje, vi na televisão coisas horríveis; meninas, de doze anos, grávidas; meninos ganhando um dinheirinho, e alguém perguntando o que ia fazer com ele, e o menino disse que ia comprar drogas. Vejam para onde está caminhando a humanidade...! Que tristeza...!
Procuremos passar para as crianças e os jovens que tudo na vida tem um limite e que tudo o que excede é prejudicial: choro e ranger de dentes – um verdadeiro inverno.
Que possamos viver sem ultrapassar os limites porque só assim não teremos do que nos envergonhar. Não teremos remorso de nada.
Mães, por favor, ajudem e eduquem seus filhos nos parâmetros, pois só assim eles andarão sempre dentro dos limites. Deus os ajude, pais!
Deus os ajude, professores!
Deus os ajude, educadores! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário