MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

domingo, 30 de maio de 2010

Greve política ou greve dos 40

Tudo que acontece de ruim para o governo atual de Petrópolis é por culpa do prefeito anterior. Afinal, foram eles que sucatearam a saúde, o transporte, a educação, a merenda escolar. Chegaram até a ressuscitar a Caempe, com uma conta fantasia. Enfim, deixaram um rombo de mais de 220 milhões. Fizeram até um orçamento super orçado, só para atrapalhar o sucessor (pode ser até que seja verdade).

Porém decorrida quase a metade do mandato do Sr. Paulo Mustrangi, com orçamento feito por sua equipe de técnicos, tudo continua igual. Para sermos honestos, pior. Saúde sem médicos, transporte sem ônibus e agora, para culminar, educação em greve, alunos sem aula e creches sem crianças, deixando mães aflitas. Até uma CPI, foi criada pela Câmara de Vereadores para investigar as denúncias de comida estragada, além de outras mazelas.

A verdade do passado se tornou pior no presente.

Passeatas gigantescas, todos de preto, igual aos últimos dias do presidente Collor, sendo feitas por funcionários, muitos dos quais com salário inferior a um mínimo, passando necessidades junto com sua família. Todos revoltados, ameaçando uma greve geral de barnabés, mostrando que a visão, “VISÃO”? , do Sr. Prefeito esta totalmente equivocada, ou melhor cega.

Se a passeata fosse organizada pelo Dr. Rubens Bomtempo, o candidato dele teria ganho as eleições, tamanho o apoio popular, e não teria sido derrotado nas urnas.

Os participantes da passeata reivindicatória, foram seus eleitores, Sr. Paulo Mustrangi. Acreditaram nas suas promessas de ser o “PREFEITO DA SAÚDE”, pensaram que teriam os abonos incorporadas ao minúsculo salário, que seria revisto o contrato do Sehac, que haveria auditoria externa nas contas da Prefeitura e muitas outras promessas de campanha, que, infelizmente, caíram no vazio.

Não existe política partidária, quando os funcionários passam fome, quando não se tem médico nos postos de saúde, ou no pronto socorro, remédios nas farmácias gratuitas, vagas no CTI, ou para cirurgias ortopédicas, vacinas para os pobres, quando o transporte é deficiente com ônibus velhos, quebrados e sujos, e, agora, para culminar, educação com mestres insatisfeitos, mal remunerados, destratados e humilhados, além do pessoal de apoio.

Botar a culpa de nossos erros e da nossa incapacidade nos outros, ou no governo passado é muito fácil. Só que é igual a tapar o sol com a peneira. Ninguém acredita.

O nosso querido prefeito, “ex sindicalista”, que já fez greves fechando agências bancárias, sabe que não dá para voltar ao trabalho sem algum ganho, e não se importava com os transtornos das pessoas, deveria é começar a trabalhar duro, como os professores, os médicos, o pessoal de apoio, os funcionários fazem.

Demita os secretários que não o ajudam. Coloque gente competente no lugar, se possível de Petrópolis. Deixe de importar companheiros derrotados de Angra dos Reis e do Rio de Janeiro. Assuma o governo. Enfrente seus eleitores, com humildade. Mostre a real situação. Pare de gastar dinheiro a toa, como o gasto na troca do logotipo da cidade. Procure o diálogo, para seguir em frente em busca de melhorias para todos.

Mudar de opinião é inteligente. Agora mudar de lado, quando se atinge o que se pretendia (eleição), ajudado pelo povo, que agora cobra suas ações, é no mínimo covardia. A história será justa, com quem renega seu passado. 


Mauro Peralta  Presidente do Sindicato dos Médicos

Um comentário:

  1. Olá, companheiros!

    Sou o editor da página do movimento dos servidores de Petrópolis no facebook e a solidariedade ao movimento está se espalhando ao nível regional, nacional, e internacional. Estamos atuando em rede e na rede de solidariedades. Estão sendo dois blogs e uma página no facebook. Como estou transportando conteúdos dos blogs para a página do facebook -

    http://www.facebook.com/pages/MOVIMENTO-DOS-SERVIDORES-DE-PETROPOLIS/119624011410967

    Solicitaria aos companheiros, para nos manter ligados em rede e aumentar cada vez mais nossa mobilização, apoio, e solidariedade da população, que destacasse um link para a página do facebook neste blog da "liga dos servidores petropolitanos" no modo como está visível no outro blog
    http://www.movimentounificadodosservidores.blogspot.com/

    Abraços a tod@s, e até a vitória!

    Pela editoria,
    com agradecimentos de luta, João Martins.

    ResponderExcluir