MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

domingo, 13 de junho de 2010

Carta Resposta ao Sr. Prefeito

Petrópolis, 13 de junho de 2010

Prezado Sr. Prefeito Paulo Mustrangi,

Apesar da data sugestiva (12/06) de sua carta (abaixo) aos servidores, a maneira com que nós, servidores municipais, temos sido tratados pelo sr. não tem sido nem um pouco amistosa e gentil. 
Temos demonstrado a maior boa vontade possível, temos sido extremamente pacientes e generosos diante de sua total intransigência com a concessão do direito mais elementar e básico de um trabalhador – o reajuste salarial anual pelo índice da inflação. 
Lembramos que o sr. AINDA não atendeu à nossa reivindicação como menciona na carta. Reivindicamos a incorporação de TRÊS abonos  e o sr. só propôs a incorporação de UM !
Também lembramos que NÃO estamos reivindicando as perdas dos últimos 10 anos, sr. prefeito. Somos servidores públicos municipais, fizemos concurso publico para conseguir nossos postos de trabalho e exercer nossas funções. Eu sei que isto não é privilégio de todos os seus secretários e assessores, mas... Não nos subestime, sabemos ler e fazer contas, pelo menos !!
Os impostos municipais têm sido reajustados anualmente, religiosamente, pelo índice da inflação. Portanto, a receita também, não é sr. prefeito? Assim não há justificativa aritmética para tal.
E sobre a incorporação dos abonos, lembramos que até o desembargador já o advertiu que “ABONO NÃO É SALÁRIO!”. E em sua campanha para a eleição de prefeito o sr. sempre se pronunciou contra os erros e as arbitrariedades de governos anteriores. Um pouco incoerente, em nossa modesta opinião, diante de sua aliança com um ex-prefeito que foi UM dos que ajudou a arrasar com os salários dos servidores e que utilizava a seu bel prazer os recursos do então FUNDEF, lembra sr. prefeito? O sr. era vereador nesta época e falava cobras e lagartos desse prefeito, reivindicava na época o bom uso e a fiscalização mais severa das verbas do FUNDEF, lembra sr. prefeito? Nós NÃO esquecemos e por isso o elegemos, mas pelo jeito será a primeira e última vez...
Sobre a inviabilidade do REAJUSTE, e não aumento salarial, em função dos investimentos necessários nas várias áreas (educação, saúde etc.), infelizmente esse argumento não convence nem mais a população. Há quase 1 ano e meio do início de sua gestão e ninguém percebeu nenhum investimento, mesmo com o reajuste de 0% que o sr. nos concedeu em julho de 2009.
O sr. menciona que o índice de 5% tem sido o reajuste aplicado este ano. O sr. está correto, mas só esqueceu de um pequeno detalhe: este é o reajuste de 2010 para quem teve reajuste em 2009, o que não é o nosso caso. Lembramos mais uma vez: não nos subestime, por favor, muitos de nós somos PROFESSORES e não “seus assessores” (o som é parecido, mas a realidade é bem diferente...)
Nós também não temos visto estes esforços de melhoria das condições de vida da população mencionados em sua carta, ou o sr. se esqueceu que nós, servidores, também fazemos parte da população petropolitana? Que qualidade de vida temos podido dar às nossas famílias sem nenhum mísero reajuste salarial????
Sr. prefeito, atenção, queremos muito o nosso PCCS, mas sabemos também que isto não será resolvido a curto prazo e mesmo depois de aprovado podemos vivenciar o que os servidores do governo estadual sofrem há décadas com seu PCCS, ou seja, os vários governadores NÃO o cumpre e NADA acontece!!  Também queremos lembrá-lo que NÃO queremos o PCCS pronto, queremos participar de sua elaboração! Não esqueça de alertar seus secretários sobre isso! Eles não conhecem como o sr. o que é Gestão Democrática, Construção Coletiva, Orçamento Participativo etc.
Portanto, nós servidores, apesar de exigirmos nosso PCCS, não faremos dele a panacéia do mundo, porque mais uma vez lembramos, não nos subestime, não somos como alguns cargos comissionados em seu governo que nem escrever sabem. Desculpe, mas não dá para notar a ignorância da língua pátria de alguns assessores seus, vide algumas notas durante as negociações...
Terminamos, sr. prefeito, da mesma forma que o sr. , pedimos encarecidamente o cumprimento de suas promessas de campanha. Porque o nosso voto de confiança foi dado nas eleições de outubro de 2008. Ainda temos, apesar de muito frágil, a esperança de que o sr. seja o líder que acreditávamos que fosse e que seria à frente da prefeitura de nossa cidade.  
Solicitamos também que não espere até dia 16/06/2010 (4ª feira) para dar sua resposta favorável às nossas reivindicações para que não precisemos PARAR nosso atendimento à população que o elegeu, como decidimos COLETIVAMENTE e DEMOCRATICAMENTE em assembléia.
Lembra como era ser democrático, decidir coletivamente, votar em assembléia? Lembra o que é  Partido dos Trabalhadores, CUT, Sindicato do Bancários e como o nosso presidente Lula diz sempre: SER REPUBLICANO ????        Desde já, agradecemos sua compreensão.

Respeitosamente,
                                                                           Servidores em Estado de Greve


  
Petrópolis, 12 de junho de 2010.

Amigos servidores,

Na última semana, apesar de todas as dificuldades econômicas enfrentadas por nossa administração, aceitei a reivindicação dos funcionários (como assim?!?!) e anunciei a incorporação de um dos abonos ao salários e a concessão de 5% de reajuste para toda a categoria.

Tenho consciência de que este índice não repõe todas as perdas dos últimos 10 anos (como assim ?!?!), mas definitivamente é o máximo que o orçamento do município comporta e representa uma grande conquista para toda a categoria, posto que a incorporação do abono, reivindicada há vários anos, oferecerá um ganho real aos salários e demais benefícios de todo o funcionalismo, principalmente em relação a triênios, férias, aposentadorias e demais benefícios.

A incorporação do abono, mais o reajuste de 5%,  significará um custo anual de mais de R$ 10 milhões aos cofres públicos. Propor um índice maior que este significaria inviabilizar qualquer possibilidade de investimentos (quais investimentos ?!?!) nas áreas de saúde, educação, obras, entre tantos outros setores de nosso município, o que prejudicaria toda nossa população.

Quero lembrar, também, que este índice de 5%, na realidade, está dentro do que tem sido oferecido nas prefeituras municipais e empresas privadas de nosso Estado no último ano.

E é por isso, que solicito a todos os servidores, que têm acompanhado de perto os esforços de nosso governo para oferecer mais qualidade de vida à população (como assim ?!?!) e no sentido de colocar Petrópolis, novamente, no rumo do desenvolvimento econômico, apesar da dívida herdada de governos anteriores na ordem de R$ 250 milhões, que reflitam sobre a proposta de reajuste da Prefeitura de Petrópolis.

Tenho certeza que, dentro de nosso compromisso com o município e com o bem público, muito em breve poderemos oferecer aos servidores um índice de reajuste salarial maior que este de 2010. Além disso, por várias vezes anunciei que o PCCS do magistério está praticamente pronto e que o PCCS dos demais servidores começará a ser discutido (será ?!?!) com representantes de todas as categorias a partir do segundo semestre.  .
A implantação do PCCS foi um dos compromissos assumidos no início de meu governo (quem ainda acredita ?!?!) com os servidores públicos e está sendo encaminhado por minha equipe de governo, como o prometido. A falta de informação dentro da própria administração, talvez, tenha criado dúvidas em relação a esse trabalho, mas a apresentação do PCCS do magistério, agora no próximo mês de agosto, certamente, dará mais tranqüilidade a todo o funcionalismo.

Assim como os servidores, tenho a certeza de que somente com a implantação do PCCS será possível consertar todas as distorções em relação aos salários e enquadramentos de todas as categorias de servidores da Prefeitura de Petrópolis.

Mais uma vez, peço seu voto de confiança e me comprometo a não medir esforços nos próximos meses  (desde o dia 13/05 estamos tentando...), para que possamos, finalmente, depois de tantos governos, pôr um fim aos problemas históricos em relação aos salários dentro da máquina administrativa de nosso município.

Um abraço e obrigado pela compreensão de todos,

Paulo Mustrangi
Prefeito
-- 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE PETRÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário