MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

terça-feira, 18 de maio de 2010

A Nossa Greve é Muito Legal!

 Informativo do Sepe aos profissionais de educação de Petrópolis                                                 18/05/2010

GREVE DA EDUCAÇÃO: MAIS UM DIA DE VITÓRIA!!!


Hoje mais uma vez os profissionais de educação tiveram importantes vitórias. O dia começou cedo, com profissionais na porta das escolas em toda a cidade informando sobre agreve. A partir das dez horas da manhã, fizemos a nossa aula pública na praça Dom Pedro, onde reunimos centenas de funcionários e professores. Durante a aula, recebemos apoio do Sindsprev, do Sindicato dos Gráficos e ouvimos o presidente do Sindicato dos Bancários apoiar o nosso movimento, ressaltando sua justeza.
Às 14 horas, mudança de local, a categoria se reuniu na praça da Inconfidência para realizar sua assembleia. Cerca de 800 profissionais da educação avaliaram o movimento, discutiram as propostas e mais uma vez votaram: Greve!
            Em seguida, seguimos em passeata pelas ruas do centro até a Câmara dos Vereadores, onde se realizaria uma audiência pública sobre o Plano de Cargos e Salários. Parte do movimento seguiu até a prefeitura, na tentativa de ser recebido pelo prefeito que simplesmente bateu a porta na cara dos servidores.
Logo no início da audiência, uma grande indignação da educação frente à ausência do prefeito Paulo Mustrangi e da secretária Sandra La Cava contagiou o plenário e, numa atitude coletiva, os vereadores, por unanimidade, decidiram:
            -  Se colocar favor da luta, considerada justa por eles; 
            - Se comprometer a votar o Plano de Cargos e Salários de forma democrática, ouvindo os profissionais de educação;
            - Aprovar o pedido de uma CPI da merenda;
            - Exigir do prefeito que negocie com a categoria.

Só faltou aprovar uma CPI do Fundef....Mas com certeza a sociedade ainda terá essa vitória.

Foi uma grande vitória para nós saber que o parlamento municipal não apoiou o prefeito, pelo contrário, está contribuindo para pressioná-lo ainda mais.
Outra vitória muito importante foi anunciada durante a audiência pública: a juíza Christianne Maria Ferrari Diniz negou o pedido de ilegalidade da nossa greve, julgando então a nossa greve legal. Nesse momento, toda a plenária veio abaixo, manifestando com euforia essa decisão judicial.

Amanhã o calendário é o seguinte:
            - A partir das dez horas, aula pública na praça Dom Pedro. A barraca do Sepe ficará ao longo do dia para fornecer  informações à população sobre a educação pública e sobre o nosso movimento de greve.
            - Às 18 horas, assembleia unificada dos servidores municipais na praça da Câmara dos Vereadores.

NA LUTA, ATÉ A VITÓRIA!

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro – Núcleo Petrópolis
Rua do Imperador, 866 – sala 202 – Centro – Petrópolis – RJ – CEP 25620-003
Telefone: (24) 2231-4575  – e-mail: sepepetropolis@gmail.com

Um comentário:

  1. A questão do SISEP, ao não serrar fileiras junto com a categoria não deveria ficar assim, alguma coisa teria que ser feita, sugiro uma discussão. Como se esplica um Sidicato dizer que entende a situação da Prefeitura é um absurdo, no mínimo cabe uma reclamação junto a Justiça do Trabalho. Até discutir a questão do repasse ao SISEP do Imposto Sindical e outros recursos.Porque não uma suspensão destes repasses, carregado de explicações mais claras.

    ResponderExcluir