MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

terça-feira, 8 de junho de 2010

Diário de Classe – Planejamento de Aula


Data – 08 / 6 / 2010
Tema – Cidadania
Objetivo Geral –  discutir e aprofundar o conhecimento sobre as questões éticas, políticas, econômicas e sociais que regem a convivência humana.
Objetivo Específico – reconhecer as obrigações sociais como regras para boa convivência e conhecer formas para garantir o acesso aos direitos civis, trabalhistas e políticos.
Problematização – elaborar uma lista de situações desagradáveis freqüentes que ocorrem na sua rua, bairro, cidade e país.  Identificar os órgãos públicos que são responsáveis pela solução desses problemas.  Identificar as organizações sociais não-governamentais que podem auxiliar na resolução dos mesmos.
Discussão – identificar a origem do problema, apontando suas causas e conseqüências.  Sugerir normas que possam saná-lo e, ao mesmo tempo, que possam ser seguidas por todos os membros da comunidade.  Indicar formas de se obter, junto ao poder público, sua resolução.
Atividade – construir um texto, em forma de carta, para um representante do poder público, solicitando a solução de algum problema relevante que esta afligindo sua comunidade neste momento.
Como exemplo, segue a carta de um aluno:

Avaliação – os educandos apresentaram excelente compreensão sobre tema proposto na aula.
PS: viu, Prefeito, como a gente ensina direitinho aos nossos alunos!?

Um comentário:

  1. É a idéia de todos os alunos, creio!
    Parabéns pela iniciativa e coragem! São jovens assim que o País necessita. Afinal, somos nós os responsáveis pela eleição dos nossos governantes. E amanhã, você poderá estar no poder. Que bom que você pensa e fala...
    Parabéns!!!

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