MANIFESTO DA EDUCAÇÃO:


Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Carta ao Prefeito Paulo Mustrangi

Caro Sr. Prefeito Paulo Mustrangi

Tomei a liberdade de escrever-lhe para demonstrar meu descontentamento com tudo o que está acontecendo nos últimos dias.

Sou professora há 17 anos e nunca passei por um momento tão tenso e tão constrangedor.

Eu, depois de tanto trabalho, tanta luta, ter que reivindicar por uma mísera incorporação de abono...  Por reajuste salarial que é questão de direito... 

Desde que a nossa Secretária de Educação entrou, muita coisa mudou na escola.  Fui aluna dela e reconheço sua imensa capacidade pedagógica e seu comprometimento com a educação, só que ela começou a pecar quando quis colocar ordem na casa...  Para isso, teria que mexer com política...  E como política, Sandra La Cava não é muito democrática... 

Estou trabalhando mais burocraticamente, minha carga horária aumentou...  E meu salário?  Ihhhh  Ela esqueceu disso!  Que pena...

Sabe, Sr. prefeito, eu não vim aqui simplesmente para criticá-lo.  Sei que é complicado ceder à pressões, porque serviria de modelo para outras classes, e outras seriam as consequências...  Mas chega um momento em que é necessário um diálogo franco.  Se não dá para atender à todas as reivindicações, por que não negociar a mais importante delas com urgência para mostrar que está preocu pado com o servidor? Falar que a prefeitura tem uma dívida milionária do governo anterior, apesar da lei de Responsabilidade Fiscal existente no país, não adianta para nós...  Se eu compro uma casa, e a Águas do Imperador me cobra dívida do antigo morador, eu tenho que pagar...  Se eu não pago, fico sem!  É assim que o povo pensa, é assim que eu penso!

Não está na hora de questionar  a representatividade do SEPE.  Ele está atendendo à demanda que há muito queria se articular, mas não encontrava ponto de apoio para tal.  A pior coisa que existe é ter um sindicato que vive de administrar cartões de crédito, porque acaba se tornando simplesmesnte uma instituição financeira alheia ao que realmente se necessita. O SISEP nunca me deu uma boa notícia...  Não tem uma história de conquistas...  De lutas, ao menos! Eu estou muito satisfeita em ter o SEPE  do meu lado, Sr. Prefeito.  Graças à ele eu vi que sou cidadã, e que posso lutar p elo que tenho direito, e posso ter voz...  Consigo ver que tenho representantes!!!  Antes dessa movimentação toda, eu desconhecia 3/4 dos meus vereadores!!!  Agora conheço cada um deles.  Trocamos e-mails.  Fui recebida...  E não sou nem um pouquinho encantada pela política-partidária, embora sempre tenha tido "uma queda" pelo PT.  Que crescimento político o meu!

A gente cresce, sabe, Sr. Prefeito?... Às vezes achamos que não temos saída...  Criança se sente muito assim!  Mas temos sim, e ela está bem mais perto do que imaginamos...  Basta não entrarmos no próprio discurso, e vermos o outro lado.  Será que seria tão ruim se fosse diferente?  Será que seria possível ser diferente? 

Há um tempo atrás eu vi que o legislativo votou para o aumento salarial dos profissionais que lá trabalham.  Não me recordo bem do percentual, mas sei que não foi muito aquém do que reivindico hoje...  Por que para eles foi tão rápi do, e para mim é tão árduo?

Eu também tenho filhos.  Mais precisamente 3 meninos.  Um de 12, um de 10 e um de 3 anos.  Leciono em três turnos para conseguir mantê-los.  E estamos em casa... Nas manifestações...  Nós 4 não somos de esquerda!  Somos cidadãos afetados, tanto pelo meu dia-a-dia de professora que ganha uma miséria, quanto por uma greve que não nos permite usufruir ao direito da educação.  Não sei se o Sr. sabe exatamente quanto uma professora que trabalha das 7 horas da manhã até às 10 horas da noite recebe, mas nós poderíamos conversar a respeito.  Ahhh...  Atualmente não dá nem mais para pagar a faxineira, para não precisar passar o final de semana cuidando dos serviços do lar...  Da roupa, da limpeza, alimentação, atenção aos filhos...  (isso porque o marido já fugiu! hahauah) 

Amo o que faço? Com certeza!  Trabalho com muito prazer e com muita paixão!  Mas meus filhos querem ter uma mãe ... Acredito na minha competência e na minha profissionalidade, mas vamos convir que o dinheiro movimenta nossa rotina.

Enfim, prefeito, vamos ser mais humanos e menos demagogos.  A emoção às vezes é tão importante quanto à razão...  O que eu espero, de verdade, é que tudo termine bem para mim, enquanto servidora, para meus filhos, enquanto alunos, e para o Sr., enquanto governante.  Reconheço que não é fácil levar a culpa pelas mazelas do mundo inteiro, sendo apenas um prefeito, mas tenho certeza que o pouco que o Sr. tem nas mãos é o suficiente para fazer o bem pela vida de muita gente!

Agradeço pela atenção e estarei sempre disponível ao diálogo

Ana Heinen

7 comentários:

  1. Sra. Ana Heinen posso garantir que se a Sra. tivesse tido a oportunidade de ter lecionado para o nosso Prefeito nós teriamos hoje um cidadão bem melhor na Prefeitura. Quero agradecer muito a Sra. por ter lido o seu depoimento, me sinto sem palavras para espressar o quanto estou orgulhoso.

    ResponderExcluir
  2. Ana, me sinto como você. Trabalho todos dias das 7:00 às 10:00 horas da noite e nem ao menos posso me dar ao luxo de ter uma diarista. Nossa classe é injustiçada.
    Todo apoio as suas palavras,principalmente, as que se referem ao nosso prefeito. Parece que confundem a nossa dedicação com trabalho filantrópico.
    Bjsss!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a professora,que de uma forma simples e emocionante, sem ser piegas, expressou os sentimentos de uma classe que com certeza deveria ser mais respeitada e valorizada.

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras fiquei eu, Affonso, por conseguir me fazer compreender por meus pares, e mais ainda, Sonia, por ter conseguido dizer um pouquinho o que está no nó da garganta de cada um de nós.
    Sabe, Sueli,quantas vzs ouvi alguém dizer: "Professora? Ganha muito,pro pouco que faz! Trabalha meio turno... etc..." Percebe-se bem que quem diz isso nunca teve um verdadeiro professor em casa! Só nós sabemos quanto tempo leva para preparar uma boa aula... Para corrigir atividades... Ainda somos loucas de passarmos redações!! (rsrs Quando me sento e olho aquelas 200 ou mais folhas de redações semanais, vejo o quando sou desmiolada! rsrs) Isso enquanto professora do segundo segmento, porque falando sobre o primeiro, muito legal receber um relatório individual do aluno... Receber é mesmo, mas ninguém pensou em quanto tempo fiquei resgatando registros, pensando, analisando, encontrando palavras que expressam o que eu quero dizer, ou até mesmo,não exatamente o que eu realmente gostaria de falar... Aí vem: Páscoa, dia das Mães, Festa Junina... E sem dinheiro, claro... Mas, ainda ganhando pouco, fazemos questão de inventar moda... Afinal, nossos alunos mais do que merecem!
    Bebel, minha amiga de escola, sabe bem o que é fazer um trabalho de qualidade e não ser valorizada. É recíproca a admiração que temos uma pelo trabalho da outra, porque sabemos o quanto nos empenhamos para sermos boas profissionais.
    Ainda hoje fui ao açougue,e após ouvir mais um reclamar por ficar com o filho em casa (tendo que cuidar, alimentar... enfim... coisas que eu faço diariamente por ele, pelo filho dele...), tive a audácia de responder: "Desde criança, minha mãe diz na sua simplicidade de pessoa humilde, que se eu quisesse crescer na vida, teria que estudar. Acreditei nela, e digo isso aos meus filhos. Então, porque meu salário ser comparado ao salário dos que por algum motivo não estudaram? Estudei tanto (ou mais) que um médico, um advogado... Nem me chamam de doutora... Nem tenho o prestígio, a respeitabilidade por tudo que conheço... Nem tenho um salário digno... Mas EU sei do meu valor, e não posso ficar calada diante tanta injustiça, sendo conivente com essa imensa desvalorização da minha profissão."
    Enfim, fiquei muito feliz pelos comentários, Affonso, Sueli, Bebel e Sonia, agradeço pelas palavras carinhosas...
    E... Companheir@s, a luta está aí!!! Somos ou não somos fortes?
    Abços cordiais!
    Ana Paula Heinen

    ResponderExcluir
  5. ...Sra Ana mais uma vez quero parabeniza-la pelas palavras e ações, quero relatar ainda, que não sou professor, tenho formação de ensino medio, mais sou casado com uma professora e uma das coisas que mais me orgulho é isso, vivo isso de perto e posso afirmar que vocês são os grandes heroís de nosso país e que sem vocês como sería a educação dos que nos governam,será que o Prefeito reflete sobre isso?

    ResponderExcluir
  6. QUERO PEDIR UMA FISCALIZAÇÃO NOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA EMPRESA SERVIPLAN SERVIÇOS ASSOCIADOS SOB ACUSAÇÃO DE DESVIO DE FUNÇÕES,
    SE A PREFEITURA PUDER ENVIAR UM FISCAL DO TRABALHO PARA CONSTATAR O FATO.
    SÓ NO CONDOMINIO QUINTA DO LAGO BR 040
    SÃO MAIS DE SEIS DESVIOS NÃO REMUNERADO.
    POR FAVOR FAÇAM ALGUMA COISA, OS PORTEIROS AGRADECEM!!
    OBRIGADO

    ResponderExcluir